sexta-feira, junho 27, 2008

Avaliação de desempenho!

Estive hoje a preencher a minha ficha de auto-avaliação para entregar no Conselho Executivo da minha escola, no âmbito da avaliação de desempenho.
É de rir... fazer contas e mais contas, inventar um paleio bonito para explicar que demos as aulas da forma mais comum possível, dizer que me dei muito bem com todos os colegas (mesmo aqueles com quem nunca falei mesmo a sério, vai tudo no mesmo saco)... enfim. Até querem saber se falamos com o nosso vizinho! Isto cabe na cabeça de alguém?
Pus-me a pensar: para o ano que vem lá terei de arranjar um dicionário de sinónimos... só para a ficha não ir sempre igual! Mas uma coisa é certa: faz bem ao ego!!! Chegamos ao final do ano lectivo e parece que fomos os melhores professores do mundo!

terça-feira, junho 24, 2008

Parece que continua tudo na mesma:)

Passado exactamente um ano aqui estou eu novamente a escrever no meu blog para "cascar" no governo.
Iniciada nova época de exames nacionais do 3º ciclo e secundário chegamos à conclusão que o Governo optou por um facilitismo descarado... Todas as provas estão a ser classificadas pelos alunos e professores como "fáceis demais".
Temos várias hipóteses de justificação para esse facto:
i) 2009, ano de eleições legislativas logo tem de parecer tudo um mar de rosas...
ii) quantos mais meninos passam de ano, menos professores o ministério necessita de colocar...
iii) aproveitar enquanto a avaliação do desempenho da carreira docente ainda não está em pleno funcionamento (não esquecer que a qualidade do sucesso dos meninos irá contar para a nossa avaliação). Como para o ano já é a doer vão dificultar e esfregar-nos na cara que este ano nos queixamos da facilidade! Os maus da fita vamos ser nós, que nunca estamos bem!!
iv) como têm feito tanta cagada, tinham de arranjar forma de, mais uma vez, tentar agradar aos alunos e encarregados de educação que, no final de tudo, vão dizer "Afinal esta ministra nem é assim tão má! Lixa os professores mas o meu filhinho lá vai passando!".
Enfim, razões suficientes para não nos deixarmos manipular por falinhas mansas e sorrisinhos amarelos! Porque pode ser fácil agora... mas vamos pagar bem caro mais tarde...