segunda-feira, julho 23, 2007

Ridículo...

Aquando as eleições para a Câmara Minucipal de Lisboa todas as televisões noticiaram a participação de idosos provenientes de várias terras de Portugal (Cabeceiras de Basto, Famalicão e Alandroal) na festa da vitória do Dr. Alberto Costa. Muitos deles nem sequer sabiam o que estavam a fazer à porta do hotel Altis, onde decorria a festa, pois foram convidados a dar um passeio a Fátima e acabaram em Lisboa a altas horas da noite. Sendo que as comemorações deveriam-se dirigir à população de Lisboa, será que estes idosos não foram monopolizados só para fazerem número, criarem ambiente de grande festa?
Situação semelhante ocorreu esta manhã, quando o nosso Sr. Primeiro Ministro participou num evento de divulgação do Plano Tecnológico da Educação. Quando questionadas as crianças que ali compareceram, muitas delas revelaram terem sido pagas através de uma agência de castings, a NBP, para ali estarem... Mais uma vez, será que se tem de subornar para fazer número e parecer tudo muito bonito?

sexta-feira, julho 20, 2007

Grande estreia!

É já amanhã a esperada estreia do grande Futebol Clube do Porto. Lá estarei, a estrear o meu novo Dragon Seat e preaparada para ver um bom jogo de apresentação da equipa contra o Mónaco, talvez uma repetição da história de 26 de Maio de 2004, final da Liga dos Campeões que o Porto venceu por 3-0 (se bem que desta vez é a batatas:))
Vamos conhecer os novos reforços Leandro Lima, Kazmierckzak, Lino, Edgar, Luís Aguiar, Nuno, Bolatti, Mariano González, Stepanov e, fresquinho fresquinho, Ernesto Farías. Pode não ser à primeira, mas algum destes deve dar bom jogador na equipa:)
Por isso amanhã, pelas 21horas lá estarei a cantar "alez Porto alez"!



quinta-feira, julho 19, 2007

Bronzeado perfeito...

Já que estamos à porta da praia (com este tempo ainda vamos demorar a entrar) deixo aqui uma dica que achei útil:
"Para garantir um tom dourado à sua pele, nada melhor que recorrer ao poder nutritivo da cenoura. É tão rica em betacaroteno que apenas uma fornece ao organismo vitamina suficiente para um dia inteiro. E ainda faz aumentar o índice de glóbulos vermelhos no sangue, ajuda a proteger do excesso de raios ultravioleta e da radiação. Por ser um antioxidante poderoso, é também um eficaz anticancerígeno. Coma-a crua, às dentadinhas, ou faça um sumo. Junte-a com fruta (laranja, maçã, por exemplo) e vai surpreender-se com a frescura."
E o engraçado é que muitos dos meus amigos me chamam cenourinha... por isso vale a pena ter amigas como eu!! Modéstia à parte, claro!


quarta-feira, julho 18, 2007

Venha o próximo!

Após uns bons meses sem cinema fui ver ontem o Harry Potter e a Ordem da Fénix com o meu namorado lindo:) Duas horas que passaram a correr, cheguou o fim e fiquei com a sensação de que o filme não tinha muita história. Mas depois pensei... o livro tem 500 e tal páginas, por isso duas horas têm de abreviar mesmo muito a história! Conclusão, adorei o filme (tal como os outros 4 que também fui ver).
Agora até já sei qual vai ser o próximo:

terça-feira, julho 17, 2007

Sete novas maravilhas...VII


Por último, mas uma das mais belas maravilhas, sem dúvida alguma!
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma pequena cidade da Índia.
A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória da sua esposa favorita, Aryumand Ban Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre o seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.
Supõe-se que o imperador pretendia fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.
Apesar de sua opulência, o Taj Mahal é na verdade um gigantesco mausoléu e não um palácio, como muitos pensam.
Conta a lenda, que quem o visita, consegue achar o verdadeiro amor da sua vida, convivendo com ele até à morte.
Uma curiosidade, é que depois de terminar o seu trabalho, cortaram as mãos aos artesãos para impedir que pudessem reproduzir a obra.

segunda-feira, julho 16, 2007

Sete novas maravilhas... VI


Sintam o poder desta imagem... Não admira que tenha sido elegida como uma das novas sete maravilhas, pois não?
O Cristo Redentor é uma estátua localizada na cidade do Rio de Janeiro, a 709 metros acima do nível do mar, no morro do Corcovado. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. A construção do Cristo Redentor ainda é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. O dono do projecto levou a vida inteira na construção da estátua, que foi construída em pedra-sabão, originária do próprio pico do Corcovado.
A pedra fundamental da estátua foi lançada no dia 4 de abril de 1922, mas as obras só começaram em 1926. Dentre outras pessoas que colaboraram para a sua realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor da escultura).
Alguns historiadores especulam que o monumento seria um presente da França para o Brasil em resposta a alguma tentativas de invasão.
Ao completar 75 anos em 12 de outubro de 2006, o Cristo Redentor foi transformado em santuário católico do Brasil. O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, quer que o local deixe de ser apenas atractivo turístico e se torne num local de peregrinação.
Casamentos e batizados também poderão ocorrer aos pés da estátua, de 38 metros de altura, possivelmente a partir do primeiro semestre do ano que vem.

sexta-feira, julho 13, 2007

Sete novas maravilhas... V


O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve o seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edificação. É uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico, era um local onde seriam exibidos toda uma série de espectáculos, inseridos nos vários tipos de jogos realizados na urbe. Os combates entre gladiadores, entre estes e feras ou mesmo combates navais, inseridos no vasto movimento propagandístico romano, concedia uma especial relevância às características essenciais da cultura romana, dos valores morais greco-romanos instituídos e do verdadeiro “tesouro” composto pelas lendas e mitos desta civilização.
A construção do Coliseu, nome geralmente dado ao anfiteatro flaviano entre o Palatino e o Célio, foi iniciado por Vespasiano, no ano 70 da nossa Era, e finalizado pelo seu filho, Domiciano. O edifício seria inaugurado por Tito, em 80, embora apenas tivesse sido finalizado poucos anos depois. Empresa colossal, este edifício, inicialmente, poderia sustentar no seu interior cerca de quarenta e cinco mil espectadores, constando de três andares. Aquando do reinado de Alexandre Severo e Gordiano III, é ampliado com um quarto andar, podendo suster então cerca de noventa mil espectadores. A grandiosidade deste monumento testemunha verdadeiramente o poder e esplendor de Roma na época dos Flávios.
O monumento permaneceu como sede principal dos espetáculos da urbe romana até ao período do imperador Honorius, no séc. V. Danificado por um terremoto no começo do mesmo século, foi alvo de uma extensiva restauração na época de Valentinianus III. Em meados do séc. XIII, a família Frangipani transformou-o em fortaleza e, ao longo dos séculos XV e XVI, foi por diversas vezes saqueado, perdendo grande parte dos materiais nobres com os quais tinha sido construído. Hoje em dia o Coliseu é associado aos martírios de cristãos.
"Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá; quando o Coliseu ruir, Roma cairá e acabará o mundo".

quinta-feira, julho 12, 2007

Sete novas maravilhas... IV


A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitectura militar construída durante a China Imperial, por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang.
Sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra, ligados por argamassa feita de barro. Com aproximadamente três mil quilómetros de extensão, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.
Com a morte do imperador Ch'in, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a ascensão da Dinastia Han ao poder reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as actuais feições e uma extensão de cerca de sete mil quilómetros. A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. Por volta do século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada.
Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão-de-obra de cerca de um milhão de homens (duzentos e cinquenta mil teriam falecido durante a sua construção), entre soldados, camponeses e cativos.
Mesmo à Chinês...

quarta-feira, julho 11, 2007

Sete novas maravilhas... III


Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.
O ano 312 a.C. é apontado como data do estabelecimento dos Nabateus no enclave de Petra e da nomeação desta como sua capital. O estilo arquitectónico dos Nabateus, de influência greco-romana e oriental, revela a sua natureza activa e cosmopolita. Este povo acreditava que Petra se encontrava sob a protecção do deus dhû Sharâ.
Em 313 d.C., o Cristianismo converteu-se na religião oficial do Império Romano, o que teve as suas repercussões na região de Petra. Em 395, Constantino fundou o Império Bizantino, com capital em Constatinopla (actual Istambul).
Petra continuou a prosperar sob o seu domínio até 363, ano em que um terramoto destruiu quase metade da cidade. Contudo a cidade não morreu: após este acontecimento muitos dos edifícios "antigos" foram derrubados e reutilizados para a construção de novos, em particular igrejas e edifícios públicos.
Em 551, um segundo terremoto (mais grave que o anterior) destruiu a cidade quase por completo. Petra não se conseguiu recuperar desta catástrofe, pois a mudança nas rotas comerciais diminuíram o interesse neste enclave.
Esta é a terceira das novas sete maravilhas do mundo...

terça-feira, julho 10, 2007

Sete novas maravilhas... II


Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, actual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti.
O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
Consta de duas grandes áreas: a
agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e maosoléus reais.
O lugar foi elevado à categoria de
Património mundial da UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à interacção com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru.
Há diversas
teorias sobre a função de Machu Picchu, porém a mais aceite afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.

segunda-feira, julho 09, 2007

Sete novas maravilhas... I



Esta é uma das novas sete maravilhas do mundo. Chitzen-Itzá fica a 204 kms de Cancún, na direcção de Mérida. Foi uma das mais importantes cidades Maias e um local de peregrinações antes da chegada dos espanhóis. O sítio arqueológico está muito bem preservado e atrai mais de 1 milhão de turistas por ano devido à sua grande importância histórica e grandeza arquitectónica. Chitzen-Itzá deriva o seu nome de "boca do poço". Teve o seu apogeu de desenvolvimento cultural e urbano entre os séculos XI e XIII, já num período dominado pelos Toltecas.
O complexo arqueológico cobre 15 km2 e as suas construções revelam a diversidade de estilos correspondentes aos vários estágios de evolução. O Castillo é uma impressionante pirâmide Tolteca com 38 metros de altura, dedicada ao culto de Kulkúlkan, deus-serpente e herói do México central. Cada face da pirâmide tem 91 degraus, somando o topo da pirâmide perfaz 365, o mesmo número de dias do ano. Numa das faces, a escadaria termina numa cabeça de serpente. A subida e descida dos degraus da pirâmide é impressionante pelo seu declive e a vista do topo é fabulosa sobre um manto de floresta virgem em todas as direcções e também as outras construções da cidade. A pirâmide Tolteca foi construída sobre uma pirâmide Maia mais antiga que é possível ainda subir como que num túnel interior. No alto está um famoso Chacmool (escultura de uma figura reclinada segurando uma taça - relacionado com o deus da chuva, Chac) e um trono de jaguar vermelho com olhos de jade. Aqui acontece um fenómeno de luz e sombra nos equinócios de Março e Setembro, com uma sucessão de triângulos simulando uma serpente a descer as escadas.
Vale a pena visitar!!

sexta-feira, julho 06, 2007

No Where Fast!

Hoje de manhã fui para o trabalho ao som desta música... fiquei mesmo bem disposta!!

quinta-feira, julho 05, 2007

Dia 12 de Julho nos cinemas!

Apesar do Santo Pontífice (Papa Bento XVI) ter alertado para os perigos de Harry Potter que estaria a conduzir os jovens pelos caminhos da fé neo-pagã, o êxito não pára, e a história continua... Harry Potter regressa à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para frequentar o 5º ano lectivo. Logo descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort foi uma mentira inventada por Harry, o que coloca a sua credibilidade em dúvida. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge impõe à escola a presença de Dolores Umbridge, que se torna a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias actuais. Incentivado pelos amigos Ron e Hermione, Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo autodenomina-se como a "Armada de Dumbledore", mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia. "Harry Potter e a Oredem da Fénix" é a adaptação ao cinema do quinto volume da saga do feiticeiro Harry Potter.

O sétimo e último livro Harry Potter (lançado dez anos depois de JK Rowling ter criado a história do pequeno feiticeiro, em Junho de 1997, em «Harry Potter e a Pedra Filosofal») ainda não está à venda mas já é o livro mais procurado na Internet. A última história de Harry Potter é lançada mundialmente no dia 21 deste mês, chegando a Portugal só em Outubro. Será que alguém prevê um final feliz??


quarta-feira, julho 04, 2007

Vira o disco... e toca o mesmo!




Depois de todos os problemas ocorridos no passado, parece que a polémica em torno dos exames nacionais continua! E coincidência das coincidências a disciplina visada é a mesma (em 2006 a prova de Química, este ano a de Física e Química A). A prova de Física e Química A deste ano tinha uma incorrecção que não permitia a resposta a uma questão. Ao que eu me pergunto: quantas pessoas farão parte da comissão de realização de provas nacionais? E quantas vezes não deverão ter feito e refeito a dita prova? É que o mesmo erro passou por vários olhos... será que já eram tantas as horas extraordinárias e os senhores professores já estavam todos cansados? Para o próximo ano dêm-lhes um café e um redbull...