terça-feira, janeiro 23, 2007

Amor Vs Paixão

"
A palavra AMOR (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atracção, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objecto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objecto.
A PAIXÃO é um sentimento de ampliação patológica do amor. Na paixão, o enamorado projecta a sua personalidade no ser amado e perde-se nele, como se aquele fosse um pedaço seu que foi embora. O acometido de paixão perde a sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
A paixão percebe-se pelo jeito do beijo. Pelo tipo de abraço. E agora também pelas moléculas (essas demostrações de atracção intensa são reguladas por uma hormona chamada Neutrofina).
O sentimento exacerbado entre duas pessoas de sexo oposto, é um exemplo de uma paixão, não é necessário ter dinheiro para comprar o dom de se apaixonar por outro. O ser humano já nasce com essa capacidade. O homem ou mulher mais simples, com qualidade de condições de vida questionáveis, pode ter o mesmo êxtase que alguém bem situado na sociedade, importante, com boa graduação, com excelente relacionamento interpessoal, com realização amorosa e realização de vida. Uma pessoa apaixonada é feliz quando conquista sua paixão, a outra pessoa pela qual está apaixonada. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado. O apaixonado só consegue ser feliz ao conseguir o objecto da sua paixão. A paixão não correspondida causa imensurável tristeza, podendo motivar o apaixonado a acabar com a própria vida. O coitado apaixonado não correspondido estará sempre, sem excepção, deprimido e triste.
"
(in Wikipédia)
Sendo assim, usem e abusem destas palavras!!
AMO-VOS ! = querendo dizer satisfeita por terem visitado o meu blog!!!!

1 comentário:

Xanusca disse...

Paixão:ampliação patológica do amor???
Dasss....